São Paulo, 1900
Editora Kosmos/CBPO / Ano 1988 / Edição 1ª / Acabamento Capa dura / Páginas 156 / ISBN 8570960026

Boris Kossoy São Paulo, 1900

São Paulo, 1900

Kosmos

São Paulo, 1900, em termos formais, representou um esforço de articular o texto às imagens na tentativa de compor uma narrativa integrada, entrelaçada e de leitura clara, didática. Ao texto histórico inicial seguiram-se as imagens ‘editadas’ de forma a produzirem sentido em função de sua própria seqüência iconográfica. As imagens, de acordo com seus conteúdos, guardam entre si informações codificadas de ordem histórica, geográfica e econômica, sugerindo assim a possibilidade de reuni-las em blocos temáticos. A idéia de recuperação de micro-histórias implícitas nos conteúdos fotográficos foi proposta inicialmente nessa obra, a partir do conceito e terminologia de Carlo Ginzburg.

Essa pesquisa tem seu foco na entrada do novo século. As fotografias que compõem o livro São Paulo, 1900 são de autoria do fotógrafo de origem suíça Guilherme Gaensly (1843-1928), realizadas num momento em que a elite cafeeira se apropria da cidade e dela faz a vitrine de suas fantasias europeizantes. Neste cenário não há mais lugar para os vestígios coloniais que encontramos nas imagens de Militão Augusto de Azevedo, o pioneiro das vistas urbanas da cidade de São Paulo. Nas fotos de Gaensly a arquitetura colonial é arrasada cedendo espaço às mansões de estilos consagrados, “civilizados” e às edificações públicas neoclássicas. O governo paulista materializa seu projeto de modernidade através de marcantes reformulações na infra-estrutura, nos transportes e na urbanização de novas áreas. Era fundamental para a classe dominante eliminar as marcas da cidade provinciana de antes, identificadas com o atraso e apresentá-la com uma nova feição, européia. Essa é a ideologia que permeia as imagens de Gaensly. Tal conjunto iconográfico seria reproduzido intensamente nas primeiras revistas ilustradas e nos cartões postais, em plena voga nas duas primeiras décadas do século XX. As fotografias de Gaensly estabelecem decisivamente, no imaginário dos leitores e moradores, a imagem moderna da capital paulista. O fotógrafo colaborou definitivamente para a construção dessa imagem que se constituirá na imagem oficial da cidade: aquela idealizada pelas elites e pelo Estado. Vemos através das fotos de Gaensly e de outros profissionais, como o documento e a propaganda se fundem harmonicamente num perfeito dueto ideológico.

Essas imagens, entendidas como fontes de informação histórica são submetidas ao devido exame crítico segundo o modelo de análise iconográfica e interpretação iconológica proposto nos trabalhos teóricos que vínhamos desenvolvendo quando da publicação do livro. Nesse sentido, São Paulo, 1900 se prestou, à época em que foi publicado, a demonstrar nossa proposição metodológica no próprio fazer histórico.

 


BACKNEXT
São Paulo, 1900
Editora Kosmos/CBPO
Ano 1988
Edição
Acabamento Capa dura
Páginas 156
ISBN 8570960026


Loading