Lo efímero y lo perpetuo en la imagen fotográfica, Boris Kossoy, trad. Luis E. Parés, Madrid, Cuadernos Arte Cátedra, 2014, 386 pp. Érika Goyarrola

El presente volumen constituye la primera publicación de Boris Kossoy en nuestro país. Se trata de un compendio de tres libros del mismo autor: Fotografía e história publicado en 1989, Realidades e ficçoes na trama fotográfica de 1999 y Os tempos da fotografía: o efêmero e o perpétuo de 2007. La recopilación realizada por la editorial Cátedra, originalmente en portugués…

Tiempo efímero, tiempo perpetuo Alberto Martín

El panorama editorial sobre el medio fotográfico se ha ido decantando en los últimos años hacia dos ámbitos bien definidos, el libro técnico y el fotolibro, en claro detrimento de las publicaciones dedicadas a la historia y la teoría de la fotografía. Al mismo tiempo, un formato tan asentado y tradicional como es el libro fotográfico…

Sempre o mistério Rosane Pavan

As imagens do fotógrafo Boris Kossoy vivem do mistério. Enquanto descrevem o real, de forma até brutalmente clara, elas ao mesmo tempo apontam para o que a realidade esconde. Por exemplo, Kossoy vê a calçada estática à primeira vista, porém um segundo olhar do observador notará a lata de lixo em estranho equilíbrio…

Quando o professor se alia ao fotógrafo Leila Kiyomura

Em “Busca-me”, Boris Kossoy se perde e se encontra nos caminhos da fotografia. A exposição revela o voyeur à procura de personagens e o teórico documentando novos olhares

Fotografia e História Alberto del Castillo Troncoso

La fotografía constituye un documento de capital importancia para el análisis histórico de los dos siglos recientes. Los primeros daguerrotipos que circularon en Europa y América Latina a partir de 1839 llevaban consigo la impronta del retrato y abrevaron los códigos culturales trazados por la pintura…

A imagem do Brasil, nas lentes dos velhos photographos Maria Eugênia de Menezes

Através do trabalho anônimo dos daguerreotipistas e retratistas itinerantes, o Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro, resultado de mais de 20 anos de pesquisas do professor da USP Boris Kossoy reconstitui a cultura do País no século 19.

O Brasil no espelho Fábio Altman

Foram 20 anos de trabalho. O resultado da minuciosa garimpagem de Boris Kossoy, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é o Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro, editado pelo Instituto Moreira Salles.

Um retrato da fotografia nacional no século 19 Maria Hirszman

Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro, que será lançado amanhã no IMS por Boris Kossoy, é fruto de mais de duas décadas de estudos e constitui um importante instrumento de pesquisa iconográfica e teórica.

Microhistorias Brasileñas José Antonio Rodriguez

El Diccionario… de Kossoy […] es un ejemplo de lo que todavía está por hacerse en Latinoamérica em donde, hasta donde se sabe, no existe nada parecido. […] Es una puesta en evidencia de lo poco que se ha hecho al respecto a nivel internacional y una crítica hacia los procesos informativos levados a cabo por otros directorios […]

La fotohistoria de Kossoy José Antonio Rodriguez

Es um suceso que tiene su própria historia. Hacia finales de los ochenta apareció em Brasil el libro del teórico e historiador Boris Kossoy, Fotografia e historia, em su version original em português, que para algunos se convirtió de inmediato en una referencia obligada ante La ausência de estúdios similares hechos desde Latinoamérica.

Fotografia: o instante parado no ar Maria Fernanda Seixas Farinha Beirão

Olhar o passado… percorrendo  as imagens que ele nos deixou… e interrogá-lo, perscrutá-lo até o tornar visível, a partir da visibilidade aparente, num outro nível de convivência onde o historiador se torna co-partilhante e co-presente desse contexto.

Fotografia e os anos 60. Cenas de uma década rebelde – o olhar corajoso de uma geração Moracy R. Oliveira

Como o rock, o movimento hippie, as drogas e todo um extenso elenco de subculturas que ganharam evidência, também a fotografia pôs o pé na estrada nos Estados Unidos e Europa durante os anos 60.

Hercules Florence 1833: a descoberta isolada da Fotografia no Brasil H. K. Henisch

In this book the inventions are documented as far as the surviving records permit, and there is no reasonable doubt of their authenticity; it is their significance that concerns us here, and on this point there are at least two schools of thought.

“Viaje por lo Fantástico” imágenes convertidas en obras de arte Marco A. Chiriboga Villaquiran

“Calla o dí algo mejor que el silencio” es una frase que escuché hace mucho tiempo sin que recuerde quién me la dijo. Yo la utilizo en contadas ocasiones. Esta sería una de ellas.

Comum Quimérico Millôr Fernandes

Depois de dois anos de trabalho o fotógrafo paulista Boris Kossoy me trás seu livro pronto: Viagem pelo Fantástico. É uma coleção de fotografias surpreendentes, reproduzidas com extremo cuidado num livro de alto luxo, texto trilingüe.


Loading