Origens e expansão da fotografia no Brasil: Século XIX
Editora Funarte / Local Rio de Janeiro / Ano 1980 / Edição 1ª / Acabamento Brochura / Páginas 128

Boris Kossoy: Origens e expansão da fotografia no Brasil: Século XIX

Origens e expansão da fotografia no Brasil: Século XIX

Funarte

Este livro – que corresponde à nossa tese de doutoramento desenvolvida nos anos de 1970 – surge num momento em que, tanto no Brasil como nos demais países da América Latina, era ainda bastante pobre a historiografia sobre a fotografia. Eram raros, também os estudos e produção acadêmica voltada a questões teóricas e metodológicas acerca das imagens, sua natureza, usos e potencial enquanto instrumentos de investigação histórica e social. Origens e Expansão… é uma das obras pioneiras sobre a história da fotografia no Brasil, onde se tentou, numa abordagem panorâmica explicitar o vasto leque de possibilidades temáticas a espera de investigações específicas. No entanto, a tentativa de compreensão da expansão da fotografia era o alvo especial a ser atingido.

Um dos eixos teóricos da obra é o de buscar situar em que medida as especificidades políticas, econômicas, e sócio-culturais de determinado momento histórico regeram a evolução da fotografia em dado espaço geográfico. Ao contrário dos clássicos modelos da história da fotografia elaborados nos grandes centros marcados pela tradição positivista, em Origens e expansão… procurou-se justamente conectar a cena registrada na imagem com o fato que documenta tendo como pano de fundo o momento histórico em que transcorria a ação. Isto significava uma postura conceitual contrária às abordagens estetizantes que sempre marcaram a história deste meio de comunicação e expressão. Nessa linha demonstramos a necessidade de estabelecer as devidas comparações entre o mercado consumidor para a fotografia (em suas manifestações e aplicações), existentes na Europa e Estados Unidos e no Brasil, para que melhor se percebesse a expansão totalmente diversa que teve a fotografia nos diferentes espaços sócio-econômicos e culturais. Nessa linha buscamos situar as bases para a compreensão da gradativa irradiação que teve a fotografia no Brasil a partir da conexão deste fenômeno com a estrutura urbana do país, configurada de forma peculiar em função do tradicional sistema colonial de produção.

Ainda no mesmo trabalho relacionou-se mais de uma centena de profissionais que exerceram a atividade em diferentes pontos do país, levantamento esse que continha referências de seus estabelecimentos, as datas em que atuaram e breves observações acerca de suas especialidades. Apesar de se constituir aquela relação numa primeira aproximação, teve a mesma sua utilidade para outros pesquisadores da área e instituições (bibliotecas e arquivos iconográficos em vários pontos do país) que dela se serviram em suas investigações específicas em termos de identificação dos artefatos fotográficos de seus acervos.

 


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Acabamento Brochura
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