Fotografia & História
Ateliê EditorialFotografia e História tem sua gênese em trabalho anterior publicado ainda em 1980, no qual abordamos questões teóricas e metodológicas recorrentes em nossas investigações históricas. Tratava-se basicamente da busca de parâmetros para o estudo de questões centradas na compreensão das fotografias como fontes e na viabilidade de seu uso na pesquisa e interpretação históricas. Esse material deu origem ao opúsculo A fotografia como fonte histórica; introdução a pesquisa e interpretação das imagens do passado. (Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1980).
Durante os anos que se seguiram fomos direcionando o foco sobre inúmeros outros elementos que apontavam para a necessária inter e multidisciplinaridade das abordagens. Desse amadurecimento em relação ao objeto resultou a primeira edição deste livro, em 1989. Fotografia & História é uma incursão teórica, interdisciplinar, que aborda as múltiplas relações entre o documento fotográfico e o complexo de informações do mundo visível que nele se acham inscritas e circunscritas. Buscou-se estabelecer um conjunto de princípios fundamentais que pudessem trazer mais luzes para um entendimento mais claro e direto acerca da natureza da fotografia em oposição às nebulosas e oblíquas abordagens que caracterizavam essa área do conhecimento. Era necessário compreender melhor sua gênese e trajetória, sua condição de objeto e imagem, sua natureza de fragmento e registro documental e expressivo, sua autonomia e realidade própria (uma segunda realidade), sua intrigante ambigüidade.
Os fundamentos teóricos nos levaram à formulação de um modelo centrado na essência do fenômeno fotográfico: trata-se de uma proposição fenomenológica que tem por objetivo a desmontagem da imagem com vistas à determinação e identificação dos seus elementos constitutivos (Assunto, Fotógrafo, Tecnologia) e de suas coordenadas de situação (Espaço, Tempo). Buscava assim um paradigma visando a reconstituição do processo que originou a representação, a partir de indicadores constantes nas imagens fotográficas: a pesquisa extensiva, multidisciplinar, acerca de quem, que, como, quando e onde, de forma a individualizar cada documento fotográfico, estabelecer sua identidade e unicidade. Buscava, enfim, compreender o que o artefato fotográfico era em si mesmo enquanto objeto-imagem e cuja existência física se explicava pela ação do fotógrafo, criador da imagem a partir de um sistema de representação visual.
O livro estabelece um conjunto de princípios e uma proposição metodológica de investigação e análise crítica das fontes fotográficas. São indicados caminhos para o exame técnico e análise iconográfica deste tipo de fontes, assim como, discutidas as questões acerca de uma hermenêutica particular que as imagens demandam para sua compreensão interior. Foi, nesta linha, proposta uma interpretação iconológica para a decifração daquilo que o fragmento visual não tem de explícito em seu conteúdo.
Além dessas questões teóricas e proposições metodológicas, questionaram-se as abordagens clássicas da história da fotografia, marcadas pela tradição estetizante. Enfatizamos, por outro lado a necessidade de se investigar a finalidade da produção das imagens como fulcro metodológico para a compreensão histórica. Nessa linha demonstrou-se, também, o vínculo definitivo que existe entre a evolução da fotografia (em suas diferentes manifestações) e o contexto histórico-cultural específico em que ela tem lugar.
Ainda no âmbito dos estudos históricos, o livro traz uma contribuição aos estudiosos da História Cultural que também tem buscado nas imagens, fontes inéditas e vigorosas para uma renovada compreensão do passado. Edição em espanhol deste livro foi publicada em 2001 pela Editora La Marca de Buenos Aires tornando-o acessível a uma larga audiência na América Latina e em outras partes que tem nos acompanhado desde há muito. Por fim, questões teóricas que envolvem a imagem fotográfica estão a nos desafiar insistentemente. De nossa parte, Fotografia & História representa a abertura de um caminho que continuamos trilhando independentemente de outras áreas de investigação. Este livro inaugura uma trilogia que teria sua continuidade através de Realidades e Ficções na Trama Fotográfica e Os Tempos da Fotografia: o Efêmero e o Perpétuo como veremos a seguir.
Fotografia & História
Local São Paulo
Ano 2014
Edição 5ª edição revista (1ª ed. Ática, 1989)
Acabamento Brochura
Páginas 184
ISBN 85-7480-060-0