História ilustrada
Mariana Salles FalcãoGrande mostra no CCBB atravessa 170 anos do Brasil através do registro fotográfico.
De retratos posados de famílias de elite no século 19 até o registro de um marco recente como o clamor popular como o Diretas Já, nos anos 80, grandes momentos de nossa trajetória estão reunidos na mostra Um Olhar sobre o Brasil: A Fotografia na Construção da Imagem da Nação. Através de mais de 300 imagens, vindas tanto de acervos públicos quanto de coleções privadas, são percorridos 170 anos de História na exposição em cartaz no CCBB a partir desta sexta-feira, 1º de março. A realização é da Fundación Mapfre, com organização do Instituto Tomie Ohtake.
A mostra engloba o período entre 1833 e 2003, datas que não foram escolhidas ao acaso. Segundo explica o curador e especialista em história da fotografia Boris Kossoy, 1833 é um “marco fundamental” para a cultura brasileira. “Surgiram neste ano as experiências precursoras de Hercule Florence (1804-1875) com substâncias fotossensíveis que culminaram com uma descoberta independente de um processo fotográfico, pioneiro no Brasil e nas Américas”. Por outro lado, 2003, também foi um ano especial. “É um momento em que o Brasil vive e exerce plenamente a democracia, quando o povo elege seu terceiro presidente pelo voto direto após longo período de autoritarismo”, conclui Kossoy, que divide a curadoria da mostra com a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz.
Por abranger um longo período de mais de 100 anos, a mostra é dividida tanto em arcos temáticos (política, sociedade, cultura/artes e cenários) quanto em períodos históricos. São eles: 1833 – 1889: Luzes sobre o Império; 1889-1930: Urbanidade, conflitos, modernidade; 1930-1937: Ideologias, revoluções, nacionalismo; 1937-1945: Autoritarismo, repressão, resistência; 1945-1964: Industrialização, desenvolvimento, anos dourados; 1964-1985: Tempos sombrios; 1985-2003: O reacender das luzes. Entre os autores das imagens, estão grandes nomes da fotografia brasileira de ontem e hoje, como Augusto Malta, Geraldo de Barros, Sebastião Salgado, Evandro Teixeira, entre outros.
A seleção de Um Olhar Sobre o Brasil tem imagens de momentos distintos, como o avanço de desbravadores em direção a zonas desconhecidas do país no século 19, revoltas populares como a de Canudos (1896-1897), a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial ou a construção de Brasília. Cada fotografia é acompanhada de um cuidadoso texto. Isto porque, de acordo com o curador, a fotografia só tem seu significado completo quando se tem “conhecimento específico sobre aquilo que o registro fotográfico revela (fato representado) e sobre aquilo que ele omite ou oculta (o extraquadro, a história do tema representado, o contexto)”.
Esta preocupação em apresentar um contexto também é importante para evidenciar um caráter às vezes pouco observado na fotografia: seu componente ficcional. “Registros inocentes não existem: nem hoje nem no passado, é pura ingenuidade acreditar nisso. Por trás da camera e do teclado de digitação está o homem a conduzir processos de construção de realidades”, acredita Kossoy. Por haver um ser humano por trás das lentes, a fotografia é antes de tudo um meio de expressão, que atua não apenas como registro documental, mas também como instrumento para definir costumes e firmar visões de mundo. Tendo esse caráter em mente, a imagem se revela como um meio para a “preservação da memória do indivíduo, da família, da comunidade; um meio para o conhecimento sobre cenários de épocas passadas, jamais revelados pela linguagem escrita da História”, finaliza o curador.
Falcão, Marianna Salles. História ilustrada – Grande mostra no CCBB atravessa 170 anos do Brasil através do registro fotográfico. Site da secretaria de cultura do Rio de Janeiro, 01.03.2013. (http://www.cultura.rj.gov.br/materias/historia-ilustrada)