O olhar europeu: O negro na iconografia brasileira do século XIX
Editora Edusp / Local São Paulo / Ano 2002 / Edição 2ª (1ª ed. 1994) / Acabamento Brochura / Páginas 238 / ISBN 85-314-0259-X / Autores Boris Kossoy e Maria Luiza Tucci Carneiro

Boris Kossoy: O olhar europeu: O negro na iconografia brasileira do século XIX

O olhar europeu: O negro na iconografia brasileira do século XIX

Edusp

Este livro, escrito a quatro mãos com a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, teve sua origem em pesquisa realizada para a exposição “O negro na iconografia brasileira do século XIX: a visão européia”, montada em 1988 para o Congresso Internacional da Escravidão promovido pelo CEDHAL – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina da Universidade de São Paulo, por ocasião do centenário da Abolição. Além da USP a mostra percorreu circuito nacional e, em 1990 foi remontada na França, na Maison des Sciences de l’Homme e contou com o apoio da Biblioteca Nacional de Paris. Na Europa a exposição foi apresentada no interior da França e seguiu para Portugal e Polônia. Em 1994 surgiu a idéia do livro.

Este trabalho foi concebido com o propósito de comprovar o potencial das imagens como fontes históricas que, além de contribuírem para a reconstituição histórica, nos trazem elementos para o estudo das mentalidades e do cotidiano. Longe de os autores considerarem exaustivo o levantamento realizado e utilizado neste estudo, foi o mesmo suficiente para avaliar-se em que medida essa iconografia traz elementos para a reflexão acerca da ‘leitura’ que os intérpretes europeus fizeram da escravidão no Brasil. Muitas das imagens se mostram em perfeita consonância com relatos de viajantes estrangeiros que visitaram o Brasil durante o século XIX e abordaram a questão do negro e da escravidão.

A edição do conjunto de imagens que compõe a obra resultou da observação crítica da produção desses artistas. Como proposta metodológica procurou-se detectar e comparar suas visões de mundo quando diante de um mesmo tema. Reunindo os assuntos em tópicos gerais e sub-temas dispostos em seções seqüenciais, buscou-se reconstituir a trajetória do negro enquanto modelo de representação.

O “olhar europeu” é transmitido segundo diferentes técnicas pictóricas, além das fotográficas em uso a partir dos meados do século XIX. Seja através do desenho, seja da pintura ou da fotografia, o destino final dessas imagens era a publicação, e na maior parte dos casos eram impressas pela litografia. Entre os artistas incluídos encontram-se Jean-Baptiste Debret,, Charles Guillaume Théremin, Abraham Louis Buvelot, Henry Koster, James Henderson, Spix, Martius, Johann Moritz Rugendas, Armand Julien Pallière, Paul Harro-Harring, Victor Frond entre outros,

 


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O olhar europeu: O negro na iconografia brasileira do século XIX
Editora Edusp
Local São Paulo
Ano 2002
Edição 2ª (1ª ed. 1994)
Acabamento Brochura
Páginas 238
ISBN 85-314-0259-X
Autores Boris Kossoy e Maria Luiza Tucci Carneiro


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