Hercule Florence: A descoberta isolada da fotografia no Brasil
Editora Edusp / Ano 2006 / Edição 3ª revista e ampliada (1ª ed. Faculdade de Comunicação Social Anhembi, 1977) / Acabamento Capa dura / Páginas 412 / ISBN 85-314-0944-6

Hercules Florence_capa_3ed-recorte

Hercule Florence: A descoberta isolada da fotografia no Brasil

Edusp

Obra que resgata e comprova a realização dos experimentos precursores de Hercule Florence com métodos de “impressão pela luz”, que o levaram a uma descoberta independente da fotografia no interior do Brasil, a partir de 1833. Uma descoberta que o coloca entre os pioneiros mundiais da fotografia, assunto que mereceu destacada divulgação internacional nos últimos 30 anos.

A contribuição de Florence para a história da técnica, da ciência e das artes no Brasil é extensa. É destacada a diversidade de suas pesquisas e descobertas em diferentes campos, para que os leitores tenham uma idéia dos assuntos que foram objeto de investigações ao longo de sua vida com especial ênfase à sua participação como membro-desenhista da expedição científica chefiada pelo barão de Langsdorff, atividade em que se viu envolvido pouco depois de sua chegada ao Brasil. Trata-se de legendária missão, seja sob o ponto de vista da ciência, seja sob a perspectiva da aventura, que percorreu o interior do Brasil entre 1825 e 1829. Coube a Florence a produção de grande parte da documentação iconográfica e o relato dessa expedição, cujos fatos eram praticamente desconhecidos da comunidade científica até o final do século XIX.

É situado o contexto que caracterizava o Brasil dos inícios do século XIX, de forma a melhor se avaliar a produção de Florence no interior de uma estrutura socioeconômica de características coloniais e ambiente cultural adverso. É referido, igualmente o ambiente sociocultural da Europa nos fins do século XVIII e princípios do XIX, período em que a ciência e a técnica se vêm impulsionados, em função da Revolução Industrial que se processava nos grandes centros, berço de importantes descobertas, inclusive da fotografia. Nesse particular são destacados os aspectos fundamentais das descobertas de Nièpce, Daguerre, Fox Talbot e Bayard assim como a divulgação da descoberta de Daguerre pela imprensa brasileira.

A descoberta do processo fotográfico de Florence sempre despertou diferentes níveis de interesse e curiosidade em meio à comunidade internacional dos estudiosos das imagens, o que é muito natural. O que motivou Florence a viajar para o Brasil? O que o levou à descoberta de um processo fotográfico? Qual era a sua formação? Florence tornou pública a sua descoberta? Por que não a comunicou a alguma academia científica? Por que não retornou à Europa? Quais as razões que o fizeram fixar-se no Brasil? Por que sua descoberta veio à luz tão tardiamente, quase um século e meio após sua realização? A pesquisa que comprova a descoberta de Florence fundamenta-se em fontes primárias? Os manuscritos de Florence datam exatamente da época em que realizava suas descobertas ou são posteriores a 1839? Quais os materiais, métodos e técnicas que empregou para a sensibilização e fixação de seus exemplares fotográficos?

No livro acham-se respondidas essas e outras questões a partir dos textos constantes dos manuscritos – extraídos dos vários diários de anotações — e dos exemplares copiados por processos fotográficos, além de outros documentos comprobatórios, fontes primárias essas exaustivamente analisadas e interpretadas. Finalmente, pela confirmação dos processos utilizados por Florence, através das experiências fotoquímicas fielmente repetidas, em 1976, pelo Rochester Institute of Technology (N.York), demonstramos que houve, concretamente, experiências precursoras com materiais fotossensíveis na Vila de São Carlos (Campinas), a partir de 1833. Uma descoberta isolada da fotografia, mantida praticamente no anonimato por cerca de 140 anos.

Nesta terceira edição do livro, pela Editora da Universidade de São Paulo, os leitores são contemplados com a reprodução dos textos dos manuscritos, conforme o original em francês, acompanhados da devida transcrição e tradução para o português.

 


BACKNEXT
Hercule Florence: A descoberta isolada da fotografia no Brasil
Editora Edusp
Ano 2006
Edição 3ª revista e ampliada (1ª ed. Faculdade de Comunicação Social Anhembi, 1977)
Acabamento Capa dura
Páginas 412
ISBN 85-314-0944-6


Loading